top of page


O Sistema Solar
O Sistema Solar é um sistema planetário cuja estrela é o Sol.
À volta dessa estrela gravitam os seguintes planetas: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno. Existe ainda outro planeta chamado Plutão mas este foi excluido da listagem acima por ter uma órbita diferente.




Planetas principais,anões e secundários
Diferência entre planeta anão e principal:
A principal diferência entre um planeta principal e um planeta anão é que o planeta principal descreve uma órbita com uma vizinhança livre de outros corpos celestes, isto é, a sua órbita não interfere com as órbitas de outros planetas enquanto a órbita de um planeta anão pode intreferir com uma de um planeta principal.
Planeta sequndário:
Um planeta secundário é um satélite natural que anda á volta dos planetas principais. Cada planeta pode ter mais do que um planeta secundário. Por exemplo, em Júpiter já foram encontrados aproximadamente 64.
Asteroides,Meteoros,Meteoritos,Meteoroides e Cometas.
Asteroides: são corpos rochosos que constituem a cintura de asteroides e que podem ter várias dimensões e qundo colidem contra outro corpo celeste partem-se e formam meteoroides.
Meteoroides: são corpos rochosos que resultam da colisão de asteroides.
Meteoros: são metoroides que quando entram na atmosfera terrestre e são vaporizados e que se desintegram, deixam um rasto luminoso no céu.
Meteoritos: são meteoroides que quando colidem com a superfície dos planetas formam crateras de impacto.
Cometas:Um Cometa é um corpo celeste que quando se aproxima do Sol passa a exibir uma cabeleira, e em alguns casos apresenta também uma cauda, ambas causadas pelos efeitos da radiação solar e dos ventos solares sobre o núcleo do cometa. Os núcleos são compostos de gelo,arei, poeira e pequenos fragmentos rochosos, variando em tamanho.
Toda a gente sabe que a Terra tem um movimento de rotação e de translação.
Os movimentos dos planetas
Movimento de translção:
O movimento de translação é o movimento que origina os anos(365 ou 366 se for um ano bissexto).
Movimento de rotação:
O movimento de rotação é o movimento que qualquer astro faz á volta de si próprio e é o movimento que origina os dias e as noites.
As Estações:
Quando o Sol está a apontar para uma área e essa área iluminada é pequena dizemos que há mais concentração do Sol logo há mais calor e assim é Verão mas quando a área iluminada é grande dizemos que está inverno pois há menos concentração do Sol isto acontece devido ao eixo da Terra de 23 graus.
Estrela Polar:
Como encontrar a Estrela Polar?
Para encontrar a Estrela Polar temos que encontrar as "Guardas"que são as estrelas Merak e Dubhe e que estão na coonstelação Ursa Maior depois medimos a distãncia com os dedos entre essas estrelas e com a mesma medida contamos cinco vezes essa distância para Nordeste e encontramos a Estrela Polar.
A Lua e os suas fases:
A Lua tem quatro fases:Quarto Crescente,Lua Cheia,Quarto Decrescente e Lua nova.
O período de rotação e o peródo de translação duram o mesmo tempo de duração e é por isso que a Lua mostra sempre a mesma fase para a Terra.
Eclipses
Os eclipses podem ser da Lua ou do Sol.
Os Eclipses do Sol ocorre quando o Sol,a Lua,que se encontra na fase de Lua Nova,e a Terra estão perfeitamente alinhados.Nestes eclipses a Lua projeta na Terra a sua sombra. Os eclipses do Sol podem ser parciais, ou seja, isto acontece quando estamos na zona de penumbra como está representado na imagem ao lado. Os eclipses totais acontecem quando estamos na zona de sombra. Ainda existem os eclipes anulares do Sol.
Os eclipses da Lua ocorrem quando o Sol, a Lua Cheia e a Terra estão perfeitamente alinhados. Os eclipses da Lua podem ser totais ou parciais. Os eclipses totais acontecem quando a Lua está totalmente na zona de sombra da Terra. Os eclipses parciais acontecem quando a Lua está parcialmente,ou seja,quando só uma parte da Lua está contida na zona de sombra.
bottom of page