top of page


Relatório da atividade experimental
Preparação de uma solução
Objetivo: Preparar uma solução aquosa de solfato de cobre (II), com a concentração de 30,0 g/dm3.
Introdução teórica: Uma solução é uma mistura homogénia (mistura onde não se destingue os seus constituintes) constítuida por um solvente e um (ou mais) solutos.
O solvente é uma substânia na qual se dissolve um ou mais solutos. Ex: Água.
Quando o solvente é a água a solução é aquosa.
A concentração de uma solução depende da quantidade de soluto que misturamos com o solvente.Se por exemplo adicionar-mos mais açúcar a um copo de água e no outro copo adiciona-mos menos açúcar podemos afirmar que o primeiro copo tem uma maior concentração.
Materiais e reagentes utilizados:
Balança eletrónica
Vidro de relógio
Espátula
Gobelé de 100mL
Garrafa de Esguicho
Balão volumétrico de 100L
Fúnil de vidro
Vareta de vidro
Sulfato de cobre(II)
Água
Procedimento realizado:
1)Colocámos o vidro de relógio sobre a balança previamente ligada e tarámos.
2)Transferimos o sulfato de cobre (II) para o vidro de relógio, utilizando a espátula até obtermos a massa de 30,0g.
3)De seguida transferimos os 30,0g de sulfato de cobre (II) do vidro de relógio para o gobelé e adicionámos um pouco de água com a ajuda da garrafa de esguicho e com a vareta de vidro dissolvemos bem o sulfato de cobre (II).
4)Do gobelé colocámos o sulfato de cobre (II) já dissolvido no balão volumétrico e acrescentámos água outra vez da garrafa de esguicho até obtermos os 100mL. Assim terminámos a solução.
Registos e cálculos:
Massa do sulfato de cobre (II)
M(sulfato de cobre (II) = 3,00g
Volume do balão volumétrico = Volume da solução=100cm3=0,01dm3
Cálculo da concentração mássica da solução
Cm=m(soluto)/V(solução)=3,00g/0,1=30,0g/dm3
Conclusões e críticas:
A meu ver a atividade foi bem sucedida tirando o facto de termos partido um gobelé a meio da atividade.
Os cuidados a ter nesta atividade são: se por acaso tocarmos no sulfato de cobre não tocar a seguir na boca, nos olhos... e cuidado para não partir os objetos e ter um adulto a vigiar.
Identificação de ácidos e bases com o papel indicador universal e com azul de tornesol
Objetivo:Medir o pH das três soluções aquosas e compará-las.E observar as cores das soluções após termos posto o azul de tornesol.
Introdução teórica:Existem 3 tipos de soluções:básicas(aquelas que tem um valor de pH acima de 7,1) ácidas(aquelas que têm um valor de pH abaixo de 7) e as neutras que tem valor de pH 7.
Materiais e reagentes utilizados:
Azul de tornesol
3 tubos de ensaio
suporte universal
papel indicador de pH
Vinagre
Água
Detergente amoniacal
Vareta de vidro
Procedimento realizado:
1)Preparam-se as 3 soluções e colocam-se em três tubos de ensaio.Depois colocamos os tubos de ensaio no suporte para não caírem.
2)De seguida molhamos a vareta e retiramos um pouco da solução de vinagre e medimos o seu pH.Se medir e não der uma medida abaixo de 7 provavelmente estará incorreta.Em seguida fazemos o mesmo procedimento para a outra solução que no caso é com detergente amoniacal.Se nesta não der uma medida acima de 7,1 então deverá estar incorreta.E por último medimos a que tem só água(neutra) e deverá dar 7 para estar correta.
3)Depois pusemos em cada solução 4 gotas de azul de tornesol.Na solução aquosa de vinagre a cor da solução deverá ser vermelho que indica que esta solução é ácida.
Na solução aquosa de detergente amoniacal a cor da solução deverá ser azul que indica que a solução é básica.Por último a solução que tinha só água a cor desta deverá ser roxa que indica que a solução é neutra.
Atenção para não confundir o azul da solução básica e o roxo da solução neutra,pois ambos são parecidos.
Registos e cálculos
Observámos nesta atividade que há duas maneiras de verificar se as soluções são básicas,ácidas ou neutras.Medindo o seu pH e observando as suas cores.
Verificámos que:
Conclusões e críticas
Achei esta atividade muito interessante e bem sucedida,porque aprendemos que podemos medir o pH de duas formas diferentes.
Cuidado com os materiais pois são frágeis e alguns deles muito caros.
Combustão do Magnésio
Objetivo:Realizar a combustão do magnésia.
Introdução Teórica:A combustão é uma reação de oxidação-redução.Numa combustão são necessários:um combustível(substância que arde),um comburente(substância que reage com o combustível) e uma energia de ativação. Neste caso o combustível é o magnésio,o comburente é o oxigénio molecular e a energia de ativação é uma chama viva.
Materiais:
magnésio-material,de cor cizenta,com brilho metálico,
oxigénio molecular,
caixa de fósforos
pinça
Procedimento
1)Primeiro cortámos um pouco do magnésio(s) e usámos uma pinça para o segurar para não nos queimarmos quando lhes pegarmos fogo.
2)Em seguida acendemos um fósforo e acendemos o magnésio.
Conclusões e críticas
Concluímos que no final emitiu uma luz branca muito brilhante.


bottom of page